domingo, 24 de julho de 2016

Reflexões sobre o Autismo

0

Existe um ditado popular que diz: “Se a vida lhe der limões, faça uma limonada”.
E quando conversei com Ana Paula, percebi que essa limonada ainda foi adoçada com o autismo.
Uma pessoa doce e prestativa, que não foge a luta e nos dá uma lição de amor ao falar sobre o filho Rafael, portador de autismo.
Segue aqui um lindo relato dessa paciente da psicóloga Eva Strum, que comprova que o amor, dedicação e uma boa orientação psicológica podem fazer uma família vencer e ser feliz independente das adversidades que a vida lhes impõe.
“Bom, o que dizer no que se refere ser mãe de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autístico)?
O autismo de nosso pequeno Rafael chegou como um choque em nós! Assim como todos, imaginamos que o autista seria uma coisa muito difícil de lidar. A primeiro instante nos jogamos num mundo de informação chamada internet, que tem nos ajudado muito em relação nosso Anjo Rafael!
São muitas formas de desenvolver a sua concentração, disciplina, regras que por muitas vezes os autistas são um tanto quanto resistentes.
Assim como muitas mães, tudo que mais queremos é a ajuda e sobretudo a compreensão de uma sociedade que por muitas vezes não entende a nossa alegria quando nossos pequenos anjos realizam tarefas simples, mas que para nós é o máximo!!!
As vezes tenho dificuldade em lidar com algumas situações por ele não ser muito verbal, mas com terapia e incansáveis estudos tem ajudado muito.
Nossa família também tomou um choque com a notícia, mas o que mais tem ajudado nosso pequeno é o Amor que sentimos por ele e felicidade com sua evolução.
Muitos nos falam que a primeira coisa para começar o tratamento em conjunto é paciência, paciência e paciência. E nosso amor é tão incondicional que faz nossa paciência ser rotina.
E o que gostaria que todos soubessem é o quanto sou feliz por ser mãe de um lindo anjo chamado Rafael! Meu pequeno príncipe...” 
Ana Paula é mãe de Rafael, portador de autismo, e ambos são pacientes da Psicóloga Eva Strum.
Imagens de Rafael, do acervo pessoal da mãe Ana Paula.
Diagramação por Minuta Linguagem Visual. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Após esse relato podemos perceber que muitas vezes procuramos informações para aprender, e em outros momentos buscamos respostas para preencher o vazio da compreensão, mas muitas vezes encontramos relatos que aquecem nossos corações e nos enchem de esperança.
A internet está cheia de informações e respostas. Também de lindos textos inspiradores. Mas melhor do que tudo isso, são as nossas conquistas diárias! Talvez pequenas na visão dos outros, mas grandes em nossos corações.
Saibam que não existem barreiras instransponíveis, apenas rochas a escalar.
Procure um atendimento psicológico, individual ou em grupo e descubra diversas maneiras de ver uma situação, ou uma oportunidade para refletir sobre diversas situações adversas.
Aguardo seu contato.


Eva Strum é psicóloga realiza acompanhamento psicológico para portadores de Autismo e familiares. Entre em contato com Eva Strum através de:
Skype: @EvaStrum
Telefone: (11) 3667-7685
E-mail: strumeva@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Fale conosco