domingo, 8 de novembro de 2015

AUTISMO: MANTENDO A FAMÍLIA UNIDA

0


Segundo estudos, o autismo pode interferir de forma significante em todo o contexto familiar, gerando altos índices de stress nos pais, dificultando o quadro emocional no ambiente doméstico.

Sendo uma síndrome caracterizada justamente pela dificuldade de socialização, geralmente tendo seu início na infância, os pais muitas vezes tem a sensação de “estarem perdidos” em relação ao processo educacional, sentindo profunda frustração em relação ao conceito idealizado como família.
Por isso ADAPTAÇÃO deve ser a palavra chave da família que abriga o autista.

Família é onde se constroem as bases fundamentais de conhecimento e comportamento que permitem o ser humano socializar com o mundo. Uma estrutura familiar forte proporciona pessoas saudáveis. E o autista tem maior necessidade dessa estrutura!
Por isso é recomendado o acompanhamento psicológico familiar completo no caso de Autismo.


Pai, mãe e filho autista devem reservar tempo para agregar conhecimentos sobre autismo com profissionais especializados, ganhando assim força para desempenhar um bom papel na conduta diária familiar, vencendo os obstáculos que essa síndrome pode impor.

Vale a pena investir no contexto familiar! É possível conseguir o tão esperado retorno emocional dificilmente visto nos autistas, basta “trabalhar duro” e investigar qual a melhor estratégia que a família definirá para alcançar essa união com o autista!
Pense que a vida pode ser um parque de diversões, onde você experimentará cada brinquedo, sem saber qual a sensação que ele lhe dará. E aquele que você mais gostar, irá experimentar novamente.
O autista precisará experimentar com maior frequência as boas sensações do convívio familiar para aprender a se relacionar. E isso traz uma poderosa sensação de realização nas famílias que se dedicam e alcançam esse resultado.
Converse com um profissional especializado para ampliar suas alternativas no desenvolvimento familiar inclusivo do Autista.

Nós, da Emergência Psicológica, podemos ajudar. Entre em contato com Eva Strum através do telefone (11)3667-7685

0 comentários:

Postar um comentário

Fale conosco