segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Pensamento Positivo

0

O Projeto Pensamento Positivo é uma ONG dedicada à área da saúde criada com o objetivo de levar entretenimento e bem-estar a pacientes adultos que enfrentam a sofrida rotina de uma internação em hospitais. Trata-se de um trabalho terapêutico voluntário que colabora com a recuperação de pacientes e com a humanização no ambiente hospitalar.

Contamos com a participação de 80 voluntários que dedicam duas horas semanais para visitar pessoas internadas em 12 hospitais de São Paulo. Através de terapia lúdica, nossos voluntários jogam com os pacientes o Rummikub, um jogo de entretenimento que, através da análise combinatória, permite aos participantes treinarem o raciocínio estratégico enquanto se divertem. É considerado um jogo que acalma, relaxa a tensão, sociabiliza e interage indivíduos de diversas faixas etárias. Por mês, nossos voluntários visitam cerca de 900 pacientes.

Criado em 1999 e coordenado pela psicóloga Eva Strum, o Projeto Pensamento Positivo também conta com a participação de um coral que se apresenta nos hospitais, inclusive em UTIs. Comandado pela regente Muriel Waldman, inclui 30 cantores.

O Projeto conta também com o apoio de diversas escolas particulares de São Paulo que, atentas à importância do exercício de cidadania, estão desenvolvendo com seus alunos este trabalho voluntário. É uma forma de integrar os jovens na sociedade, conscientizando-os da importância de se valorizar e abraçar as causas sociais.

Em janeiro/2007, a ONG lançou seu Calendário-MousePad, que reúne fotos dessas experiências, mostrando que a iniciativa de ajudar vale a pena.

Este trabalho voluntário não tem fins lucrativos e conta exclusivamente com a dedicação das pessoas voluntárias e das empresas patrocinadoras que acreditam em nosso trabalho.

Para continuar atuando nos 12 hospitais de São Paulo e expandir seu trabalho, o Projeto Pensamento Positivo está procurando voluntários. E qualquer pessoa pode tornar-se um. Basta ter iniciativa e boa vontade. Tornar-se um voluntário motiva, faz a pessoa sentir-se útil, conforta, aumenta a auto-estima e incentiva o exercício de solidariedade e cidadania. Cada voluntário dedica cerca de duas horas por semana visitando pacientes em um dos hospitais que participam do Projeto.

Conheça o trabalho do Pensamento Positivo:
www.pensamentopositivo.ubbi.com.br.

Para maiores informações, entrar em contato com Eva Strum, psicóloga e coordenadora do Projeto Pensamento Positivo, pelo telefone (11) 3667-7685 e e-mail: evastrum@ig.com.br


Fonte: Sentido Uol (Sentido Uol )

0 comentários:

Postar um comentário

Fale conosco